O Ministério da Justiça lançou na última quinta-feira (24), em Brasília, o Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil. Elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior.
De acordo com a pesquisa a pesquisa o Brasil ocupa o 6º lugar em taxas de homicídio. Entre 1998 e 2008 o homicídio foi a causa da morte de 39,7% dos jovens no Brasil. Na população adulta, 1,8% dos óbitos foi causado por homicídios. O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, que coordenou o estudo, afirmou que a situação no Brasil é “epidêmica”. “A taxa de homicídios entre jovens está três vezes acima da média internacional. Ainda é muito elevada se levarmos em conta o contexto externo”, explicou.Após apresentar o estudo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo , afirmou que o governo vai retomar as políticas de desarmamento. “Uma questão grave é a questão do desarmamento. O Ministério da Justiça vai retomar as políticas de desarmamento. Espero contar com o apoio da sociedade, pois esse é um desafio importante”.
Cardozo afirmou que também tomará medidas para diminuir o número de mortes de jovens no trânsito. Segundo ele, parte dos acidentes está relacionada ao consumo de álcool e drogas, e por isso, as políticas serão voltadas para esta questão.
O ministro reafirmou a disposição do governo de trabalhar pela integração das forças de segurança pública. “Não existe política de segurança sem integração. Enquanto cada um joga na sua área, não teremos resultados”.
Outros dados
O Mapa da Violência também analisou as mortes de jovens causadas por acidentes de trânsito e suicídios. De acordo com o estudo, entre 1998 e 2008, a taxa de mortes no trânsito entre a população jovem foi de 32,4%. Entre a população adulta, a taxa foi de 26,5%.
No período de 1998 a 2008 a taxa de suicídio entre os jovens aumentou 22,6%, passando de 1.454 suicídios, em 1998, para 1.783, em 2008.
Para ler o Mapa da Violência 2011 clique AQUI ou acesse www.juventude.gov.br/biblioteca/pesquisas-e-estudos
Com Portal G1 e Ministério da Justiça
Na Paraíba os números são assustadores
Causas externas das mortes de jovens em nosso Estado são de 71%, homicídios são 39,3%, mortes violentas somam 63%. É necessário que os poderes públicos da PB junto aos movimentos e entidades juvenis tomem um posicionamento diante de tais dados, a formulação de Politicas Públicas de Juventude vão muito mais além da ocupação do "tempo livre" com o esporte e a represão policial aos jovens marginalizados nas pereiferias. A todo tempo estamos (nós jovens) servindo apenas para aumentar a audiência de programas sensacionalistas, que nos criminalizam usando de bordões humorísticos (nada tem de engraçados) deixando totalmente de lado o debate sobre as verdadeiras causas de tais crimes.
Matheus Firmino
Os números registrados ainda pioram quando se faz o recorte étnico/racial. Entre os jovens negros, o número de vítimas de homicídios aumentou cerca de 20,2% nos últimos anos. MORREM PROPORCIONALMENTE 103,4% MAIS NEGROS QUE BRANCOS! Isso é um absurdo e a Paraíba lidera a lista de níveis de vitimização, chegando ao número de 1.083%, quase 12 vezes mais!
ResponderExcluirSerá que Estado ainda continuará de olhos vendados e a mídia "festejando" em cima dos corpos negros ensangüentados?!